Tenho Diabetes, e Agora?

Como se sabe, a saúde do diabético exige cuidados particulares. Mas nos dias de hoje, mesmo que com algumas restrições, já é possessível levar uma vida normal.

Basta saber como controlar a doença tomando a cautela necessária.

Para quem não sabe, existem produtos destinados aos diabéticos que facilitam muito a vida de todos os que antes levavam uma vida de privações e limites.

Com o intuito de ajudar quem ainda tem dificuldades de controlar a doença, reunimos aqui no Dicas de Saúde, orientações que podem contribuir para o controle dos diabetes e para uma melhora significativa da qualidade de vida do portador da doença.

 

Tenho Diabetes

Soluções

Algumas soluções podem vir de simples substituições como, por exemplo, trocar o açúcar por adoçante e dar preferência aos alimentos dietéticos que sejam feitos para diabéticos. Incluir na alimentação diária frutas, legumes, vegetais e cereais.

Escolha as carnes magras como frangos e peixes assados, grelhados ou cozidos não demandam muito esforço.

Usar condimentos naturais como limão, vinagre, cebola, alho, cheiro verde, salsinha, coentro, tomate, mostarda, louro, pimentão, orégano, erva doce, noz moscada, cravo e canela também não é sacrifício nenhum. Pelo contrario, torna a refeição mais saudável sem deixar de lado o sabor.

Restrições

As restrições ficam nas bebidas alcoólicas e fumo, que qualquer um deve evitar. Evite frituras, que também não são saudáveis em nenhuma ocasião; alimentos ricos em gordura como carnes gordas, creme de leite, maionese, queijos amarelos, leite integral, leite condensado, molhos e sorvetes cremosos; e sal, que pode provocar aumento da pressão arterial.

Além disso, é essencial tomar bastante li­quido e procurar manter-se no peso ideal. Em caso de duvida, consulte seu medico e seu nutricionista.

O mais importante é saber que ser diabético não é nenhum bicho de sete cabeças e permite que se tenha hábitos normais e que se leve uma vida saudável.