Silvio Santos na última edição do Teleton imagem: Reprodução/SBT.com.br
Silvio Santos na última edição do Teleton
imagem: Reprodução/SBT.com.br

O SBT fechou novembro como vice-líder de audiência em todo o país. Foi o 12º mês consecutivo que a emissora de Silvio Santos derrotou a Record, ainda que nos décimos.

Na medição feita pelo Ibope nas 24 horas do dia, e nas 15 principais regiões metropolitanas do país (o chamado Painel Nacional de Televisão), a Globo encerrou o mês passado com líder isolada, com 12,9 pontos. Em seguida ficou o SBT com 5,5 pontos; a Record veio a seguir, com 5,3 pontos.

Na sequência, em quarto lugar, ficou a Band, com 1,4 ponto de média, seguida pela RedeTV!, com cerca de 0,5.

No PNT, cada ponto de audiência equivale a cerca de 240 mil domicílios, tendo cada um em média 3,3 habitantes.

Além de completar 12 meses consecutivos à frente da rival, o SBT já comemora o fato de que dificilmente perderá o 2º lugar isolado em 2016.

Isso porque na média de janeiro a novembro o SBT está na vice-liderança com quase meio ponto de vantagem sobre a emissora do bispo Edir Macedo: 5,53 x 5,05.

Matematicamente, para que a Record revertesse esse resultado, ela teria que, neste mês, obter uma impossível média de 11 pontos nas 24 horas do dia, com o SBT se mantendo na casa dos 5 pontos. Trata-se algo que pode ser considerado impossível.

O feito da emissora sediada no Complexo Anhanguera é bem considerável porque: 1) A Record investe muito mais que o SBT em programação produções próprias; 2) O SBT ainda está sofrendo com audiência instável em várias faixas horárias, como suas manhãs (das 6h às 8h) e na faixa da tarde (com o problemático “Fofocando”, por exemplo);

Se não tivesse esses problemas certamente a diferença a favor do SBT seria ainda maior.

Matéria: @feltrinoficial