29 C
Santa Bárbara d´Oeste
quinta-feira - 13/12/2018
Inicio Clube

Clube

FUNDAÇÃO E HISTÓRIA DO CLUBE

A história registra que, em 18 de Abril de 1931 a sociedade de Santa Bárbara d´Oeste criou um clube para suas atividades sociais. Era fundado o “Club Barbarense”, que teve como primeiro presidente Dr. Domingos Finamore. A sede estava localizada na Rua General Osório, com prédio de propriedade de Alice Aranha de Oliveira.

Em setembro de 1933 foi realizada uma festa com a finalidade de arrecadar fundos para a construção de uma sede própria para o clube, que viria ser construída na Rua Dona Margarida. Foi a primeira sede social própria do nosso clube, posteriormente sendo construído outro prédio anexo, como segunda sede social, na mesma rua.

Anos depois, um grupo de amigos se propôs a construir uma sede de campo, indo à luta para tornar esse sonho em realidade, no menor espaço de tempo possível. A idéia prosperou, sobretudo graças à compreensão da então diretoria da Cia. Industrial e Agrícola Santa Bárbara S.A (mais tarde Usina Santa Bárbara), tendo a frente Roberto Alves de Almeida, que cedeu uma área de 38 mil metros quadrados, por um preço que atendia aos anseios dos idealizadores do chamado “Club de Campo Barbarense”.

A construção se deu em duas fases distintas: primeiro a sede propriamente dita e as piscinas adulto e infantil, além do playground. Logo em seguida foram construídas as quadras de basquete, vôlei, futebol de salão e tênis. Naquela época a diretoria pretendia criar um quadro associativo titular de no máximo 500 sócios.

Em 1979 foi inaugurado o prédio que hoje abriga boate, salas de ginástica, balé e artes marciais, bem como nossa academia de musculação.

No ano de 1981 foi entregue aos associados à piscina recreativa, ampla e moderna. 1984 marca o início a construção do ginásio poliesportivo coberto, com assentos e madeira tratada, piso semiflutuante, sanitários e vestiários, além de palco e camarins para shows e capacidade para 5.000 pessoas.

Em 1994 foi construída a primeira piscina aquecida e em 1996 houve a informatização completa e integrada de todos os setores do Clube, bem como o início da construção do novo salão social.

Em momentos distintos, diretorias e conselhos sempre buscaram melhorias e conforto aos associados, pois entendiam que o clube era a extensão de seus lares.

Hoje o Esporte Clube Barbarense conta aproximadamente 1.500 sócios titulares e uma área construída de mais de 12 mil metros quadrados, compreendendo cinco quiosques; dois paredões de tênis de campo; cinco quadras de tênis, sendo 4 de saibro e 1 tipo lisonda; uma quadra de basquete e vôlei descoberta; uma quadra de futebol com grama sintética, um campo de futebol society com grama sintética; um mini-campo de futebol com grama natural; um ginásio poliesportivo com capacidade para cerca de 5.000 pessoas; um salão social que sedia os principais eventos do calendário social, pista de cooper; uma pista de bicicross; espaço para a prática de tênis de mesa; salas de ginástica; academia de musculação; sala com tatame para artes marciais; uma quadra de vôlei de areia e fut-vôlei; quatro piscinas, sendo 2 semi-olímpicas e aquecidas, uma Infantil e a feijão, toboágua infantil e adulto; um solário; quatro canchas de bocha; uma sala de carteado; uma sala de snooker, um parque infantil e uma sauna seca e a vapor, além de boate, restaurante / bar e estacionamento interno.

O Clube hoje propicia aos seus associados inúmeras atividades esportivas sem nenhum ônus com professores especializados, como Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Dança de Salão, Karatê, Condicionamento Físico, Musculação, Yoga, Ballet, Dança do Ventre, Capoeira, Fut-Campo, Baby Class, Jazz, Handebol, Basquete, Voleibol, Fut-Sal.

Já no calendário de eventos a diretoria social vem programando atividades para todas as idades e gostos como baladas, shows, porco na fornalha, festa do chopp, festa à fantasia, réveillon, além dos consagrados Baile de Aniversário, Festa Julina, Baile do Hawaii e Baile dos Anos 60.

Fonte de Pesquisa : Fundação Romi / Cedoc